Projetos de extensão desenvolvidos pelos docentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo:
Projeto “EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DE MULHERES” CERTIDÃO DE EXTENSÃO N.° 29/2019
Coordenadora: Renata da Silva NobregaVice-Coordenadora: Catiane Cinelli
Bolsistas voluntárias: Adriana Cruz e Suziane Soffa
Área temática principal: Direitos Humanos e Justiça.
Linha de extensão: Grupos Sociais Vulneráveis.
Resumo: O Projeto de Extensão “Educação do Campo e Formação de Mulheres” propõe-se a fomentar debates e reflexões acerca da realidade das mulheres do campo na Amazônia, por meio da realização de rodas de conversa com diferentes temáticas relacionadas aos estudos de gênero e que incidem diretamente no cotidiano destes sujeitos sociais. A proposta origina-se da observação das dinâmicas presentes no curso de Licenciatura em Educação do Campo, em funcionamento desde 2015 no Campus Rolim de Moura da Universidade Federal de Rondônia, cuja proposta pedagógica parte do reconhecimento da especificidade do campesinato e de seus processos educativos. O curso conta, atualmente, com seis turmas em andamento, distribuídas nas habilitações de Ciências Humanas e Sociais e de Ciências da Natureza. Parte significativa do corpo discente é constituído por mulheres camponesas bastante diversas entre si. São mulheres jovens, adultas e mesmo idosas. Filhas, mães e avós. Agricultoras, assentadas e acampadas da reforma agrária, quilombola, entre outras. Muitas têm uma atuação política junto a movimentos sociais do campo, sindicatos e associações locais. Em diferentes momentos do curso (aula, seminários, visitas de campo, etc.), questões vinculadas às relações de gênero emergiram como foco de interesse de estudantes e de docentes e encontraram ressonância nas provocações dos movimentos sociais do campo, que são parceiros indispensáveis do curso desde a sua proposição e têm assumido, cada vez mais, as pautas da igualdade de gênero em suas agendas políticas. Esta proposta resulta, portanto, de um esforço coletivo que envolve docentes e discentes da Licenciatura em Educação do Campo e movimentos sociais do campo, caracterizando-se como uma interação dialógica por meio da qual é possível se produzir um conhecimento novo, capaz de contribuir para “a superação da desigualdade e da exclusão social e para a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática” (FORPROEX, 2012, p. 30), como preconizado pela Política Nacional de Extensão Universitária.
O projeto consiste no planejamento e na realização de rodas de conversa com mulheres camponesas, que deverão acontecer ao longo de doze meses, em quatro municípios diferentes, incluindo Rolim de Moura, sede do curso de Licenciatura em Educação do Campo, e em Presidente Médici, Ji-Paraná e São Miguel do Guaporé. Embora sejam direcionadas preferencialmente às mulheres camponesas, as atividades serão abertas às turmas da Educação do Campo e à comunidade acadêmica, bem como à sociedade em geral, uma vez que o assunto diz respeito à coletividade. A metodologia do projeto se pauta numa visão freiriana (FREIRE, 1987), que visa promover a reflexão da realidade a partir de exposição inicial feita por uma especialista na área, seguido de debate e ampla participação, sendo que o tema pode ser rediscutido a partir da percepção das participantes. A cada sessão, será abordada uma temática específica, relacionada às mulheres camponesas, definida por meio de levantamento das demandas junto ao corpo discente e aos movimentos e organizações sociais. Em 2017, por ocasião da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária no Campus Rolim de Moura, foram sistematizadas as seguintes sugestões temáticas, que poderão ser atualizadas: Mulheres do campo e Previdência Social, A participação política das mulheres do campo, Protagonismo das mulheres do campo, Mulheres do campo e direitos sociais, Mulheres do campo e desigualdades nas relações de gênero, A participação social como superação da violência contra as mulheres, As mulheres na Licenciatura em Educação do Campo em Rondônia, Educação do Campo e a agroecologia praticada pelas mulheres, As mulheres sindicalistas e sua atuação na Educação do Campo em Rondônia e Feminismo Camponês e Popular.
A expectativa é que as rodas de conversa agreguem preocupações, indagações e apontamentos que venham contribuir com a garantia de direitos das mulheres camponesas, apresentando-se como um espaço de diálogo e reflexão a partir da leitura popular, especialmente no contexto mais abrangente dos perigos do refluxo histórico de retrocessos de direitos sociais em todos os níveis da sociedade na conjuntura atual e do recrudescimento da violência contra as mulheres.
Os saberes dos professores do curso de Educação do Campo: Compartilhando com estudantes e comunidade para além da sala de aula (2018- 2019)
Descrição: Esse projeto almeja a promoção de minicursos por professores do curso de Educação do Campo do Campus de Rolim de Moura com o intuito de promover uma troca de saberes com os estudantes, a comunidade em geral e entre os próprios professores do Departamento, dando ainda a oportunidade de conhecer as pesquisas e trajetórias uns dos outros enquanto pesquisadores e de tornar essas pesquisas acessíveis à comunidade externa através desses minicursos gratuitos. O problema principal a ser abordado é a relação do curso de Educação do Campo com o campesinato e com a educação básica de Rondônia. Percebemos uma falta de publicização para a conversa acerca dos saberes do corpo docente do curso de Educação do Campo, do corpo discente e da comunidade, discutindo sobre pesquisas passadas, presentes e sua relevância a para a sociedade, cumprindo com o papel social da universidade pública e função do professor de Ensino Superior. Os temas propostos para os minicursos são os seguintes: Mulheres Camponesas e Educação do Campo; A bioética Clínica na sociedade pluralista e secular; O impacto das hidrelétricas na região amazônica; A crise socioecológica no labirinto do capital; Direito, capitalismo e natureza na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985); Conhecimento tradicional e ensino em ciências da natureza; Barragens e povos indígenas: o caso dos projetos hidrelétricos do Rio Machado em Rondônia; e; Entra na roda: história, cotidiano e mobilidades em Rondônia.
Situação: Em andamento Natureza: Projeto de extensão
Integrantes: Daiane Martins Rocha (Coordenadora); Catiane Cinelli (Vice-coordenadora); Fernando Bilhalva Vitória; Renata da Silva Nóbrega; Santiago Silva de Andrade; Izaias Medice Fernandes; Kachia Hedeny Techio; Michel Watanabe.
Bioética da Intervenção e produção agroecológica em Rondônia: resistência, saber e experiência camponesa (2018-2019)
Descrição: Esse projeto almeja identificar formas de resistência, saber e experiência camponesa a partir de algumas propostas de produção agroecológica em Rondônia, nos Assentamentos da Reforma Agrária (Assentamento 14 de Agosto, de Ariquemes e Coletivo Luzinei Barreto, de Ouro Preto do Oeste), tendo como pano de fundo as bases filosóficas da Bioética da Intervenção, que preveem categorias como a “responsabilidade”, “cuidado”, “solidariedade”, “comprometimento”, “alteridade” e “tolerância”, dentre outras, trabalhando ainda com a precaução, prevenção (de possíveis danos), prudência (com relação aos avanços e “novidades”) e proteção (dos excluídos sociais, dos mais frágeis e desassistidos) para o exercício de uma prática bioética comprometida com os mais vulneráveis, com a “coisa pública” e com o equilíbrio ambiental e planetário do século XXI, buscando respostas mais adequadas para a análise de macroproblemas e conflitos coletivos que têm relação concreta com os temas bioéticos persistentes constatados nos países da periferia do capitalismo (GARRAFA, 2005). Através da interação entre docentes, estudantes de educação do campo, famílias dos assentamentos e escolas da região, busca-se a conscientização acerca da urgência da abordagem agroecológica como forma de reapropriação da relação entre o ser humano e a natureza, bem como a possibilidade de existência digna nos contextos de produção para além do modelo capitalista do agronegócio.
Situação: Em andamento Natureza: Projeto de extensão
Alunos envolvidos: Graduação (2);
Integrantes: Daiane Martins Rocha (Coordenadora); Fernando Bilhalva Vitória (Vice-coordenador); Jussara Santos de Souza; José Fernandes da Silva.
Descrição: Um dos preceitos da agroecologia é a reciclagem dos nutrientes e matéria orgânica nos sistemas de produção de alimentos. A educação em Agroecologia é uma ação que deve alcançar os mais diversos segmentos da sociedade, visando difundir a importância desses preceitos para a produção de alimentos saudáveis e sem causar degradação ambiental. Dessa forma, é fundamental associar teoria e prática para uma efetiva conscientização do tema. Na realização de merendas escolares é gerado diariamente uma expressiva quantidade de resíduos orgânicos que podem ser aproveitados para a produção de composto orgânico com posterior utilização como adubo em hortas escolares. Adicionalmente, também é preciso utilizar tratos culturais que visem repelir insetos pragas sem o uso de agrotóxicos, sendo o cultivo plantas de cravo de defunto no entorno uma técnica eficiente. Assim, a proposta prevê realizar em escolas do campo a implantação e acompanhamento da produção de adubo orgânico a partir dos resíduos orgânicos gerados, sua utilização nas hortas das próprias escolas e utilizar o cravo de defunto como alternativa repelente de insetos nessas hortas. A proposta será implantada nas escolas E.M.E.I.F.P. Paulo Freire e E.M.E.F.P Antônio Carlos no Município de Nova União. Serão selecionados para participação no projeto três bolsistas do curso de licenciatura em Educação do Campo, que atuarão em atividades de implantação e monitoramento das ações. As atividades a serem realizadas nas escolas abrangerá diferentes públicos, pois exigirá a mobilização dos funcionários das escolas, além das famílias dos estudantes que poderão acompanhar as ações e adquirir conhecimentos relativos a agroecologia e ações do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Elaine Almeida Delarmelinda Honoré - Coordenador / Luciana Soares da Cruz - Integrante / Renata Nóbrega Silva - Integrante / Márcia Maria de Oliveira - Integrante / Catiane Cinelli - Integrante / Maria Rosângela Soares - Integrante.
Financiador(es): FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA - Bolsa.